Parnaíba foi uma das cidades piauienses onde a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão como parte da Operação Proteção Integral II, deflagrada nesta quarta-feira (14) em todo o país. A ação tem como objetivo identificar e prender pessoas envolvidas na produção, armazenamento, compartilhamento e comercialização de material relacionado ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
No Piauí, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo três deles na cidade de Parnaíba, com atuação da Polícia Federal, e os outros três nas cidades de Teresina e Altos, conduzidos pela Polícia Civil. A operação foi realizada de forma integrada entre as forças de segurança estaduais e federais.
Em âmbito nacional, a operação mobilizou 462 policiais federais e 175 policiais civis para o cumprimento de 129 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva, em todos os estados do país. Durante as diligências, 44 pessoas foram presas em flagrante por posse ou envolvimento com material de abuso sexual infantojuvenil.
A Operação Proteção Integral II dá continuidade às ações da primeira fase, deflagrada em março deste ano, e reforça o compromisso das autoridades com o combate a crimes que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Somente entre janeiro e abril de 2025, a Polícia Federal já cumpriu 612 mandados de prisão contra foragidos da justiça por crimes sexuais, demonstrando a prioridade dada a esse tipo de investigação em todas as suas frentes de atuação.
A Polícia Federal também fez um alerta importante aos pais e responsáveis sobre a necessidade de acompanhar de perto o comportamento das crianças e adolescentes tanto no ambiente virtual quanto no convívio físico, a fim de protegê-los de situações de abuso
sexual infantil e de adolescentes.