Suspeito de usar ‘laranjas’ e causar prejuízo de 12 milhões é preso em Operação Personagens em Parnaíba.

Um jovem chamado Mateus Rodrigues de Araujo, de 23 anos, foi preso na quinta-feira (24), em Parnaíba, durante a Operação Personagens, por ser suspeito de integrar uma quadrilha que usava “laranjas” e reconhecimento facial para fraudar bancos.

Segundo a Polícia Civil do Piauí, o grupo agia em um esquema de fraudes bancárias e causou prejuízo superior a R$ 12 milhões. A operação segue para cumprir ao todo 57 mandados judiciais, sendo 30 de busca e apreensão e 27 de prisões em Parnaíba e Luís Correia, no litoral do Piauí.

Além do município de Imperatriz, no Maranhão, e outros municípios maranhenses, onde se encontram os suspeitos de integrarem a quadrilha. O chefe da organização criminosa, segundo a polícia, foi preso em Imperatriz.

“Ele viajava pelas cidades do Brasil ensinando como aplicar esse tipo de golpe financeiro”, informou o diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), delegado Anchieta Nery.

Rede criminosa utilizava diversos métodos de fraude

Conforme a investigação, a organização criminosa falsificava RGs e CNHs, para abrir contas bancárias, obter empréstimos consignados fraudulentos e cartões de crédito para compras com milhas, além de contratar seguros de vida.

Segundo o delegado, os criminosos se dividiam em núcleos com funções distintas. Um dos grupos era responsável por recrutar “laranjas” que forneciam fotos e dados para a confecção de documentos falsos. Com as informações, outro núcleo criava contas bancárias digitais em nome das vítimas, principalmente de pessoas beneficiárias de programas previdenciários.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!