Durante a sessão de ontem na Câmara Municipal, o vereador Batista do Catanduvas (PP) voltou a abordar o grave problema enfrentado pela população de Parnaíba com a AGESPISA, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto no município.
Segundo o parlamentar, é uma verdadeira vergonha o que vem ocorrendo, de forma continuada. A AGESPISA tem deixado a população à própria sorte, com a constante falta de água em diversos bairros da cidade.
Ele cobrou uma atuação mais firme da ASERPA (Agência Parnaibana de Regulação de Serviços Públicos), por meio de seu presidente Francisco Tribuzana, para que a população tenha seus direitos assegurados e disse que a agencia poderia ingressar em juízo para coibir esse abuso, pois tem legitimidade.
Batista do Catanduvas também fez um apelo direto à própria Câmara Municipal, pedindo que o legislativo tome uma postura mais firme e unida na defesa da população. O vereador sugeriu que a Casa também ajuíze uma ação judicial em nome da Câmara Municipal contra a concessionária, responsabilizando-a pelo serviço precário e cobrando providências imediatas.
Batista do Catanduvas também falou da responsabilidade do Estado do Piauí, por ser um serviço de concessão pública e o Governo Estadual e tem responsabilidade sobre ele e cobrou do Governador medidas para minimizar essa tortura para o povo. Não adianta nada ter aeroporto estruturado, quando o nosso povo sequer tem um serviço de distribuição de água potável a altura de uma cidade turística.
Continuando a cobrança, Batista se referiu ao Ministério Público, pois ele é o guardião da sociedade e dispõe de mecanismos legais para coibir essa prática por parte da AGESPISA, solicitando que também promova uma ação judicial contra a concessionária.
Durante sua fala, todos os demais vereadores presentes se manifestaram em aparte, demonstrando solidariedade com a preocupação de Batista e reforçando a urgência de uma resposta institucional à altura do problema.
“Parnaíba é uma cidade com vocação turística, e é inadmissível que ainda hoje enfrentemos problemas com a distribuição regular de água potável. Isso prejudica os moradores e afasta o turista, mas vou continuar cobrando, acompanhando de perto e mobilizando esta Casa até que a população tenha um serviço digno. Não podemos mais aceitar esse descaso com o povo de Parnaíba”, finalizou Batista do Catanduvas.